quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Criação de um jogo de Xadrez

Aula de 29-11-2016

Criação: Peças e Tabuleiro de Xadrez
Programas utilizados: Autocad (A) 3DSMax (S)

Explicação por passos:
Passo 1A- Abrir novo documento Autocad
Passo 2A- Guardar Lips disponíveis no site do Docente, referentes ao Peão, Cavalo e Bispo
Passo 3A- Comando AppLoad (enter) escolher o lips do Peão (enter)
Passo 4A- Comando Xad (enter) e clicar onde for pretendido (enter)
Passo 5A- Comando Shademode (enter) seleccionar o Peão (enter)
Passo 6A- Repetir o processo para o Cavalo e para o Bispo
Passo 7A- Criar três novas layers, uma para cada peça
Passo 8A- Guardar ficheiro autocad (dwg)~
Passo 9S- Abrir novo documento 3DSMax
Passo 10S- Importar o ficheiro autocad (dwg)
Passo 11S- Editar os "views" e escolher uma única janela
Passo 12S- Colocar para o "Keyboard Entry" o valor 400 em "lenght" e "width" e o valor 5 em "height"
Passo 13S- Ir a "Create" na barra do lado direito e escolher a opção "Box"
Passo 14S- Clicar no botão que permite movimentar os objectos criados (quatro setas)
Passo 16S- Seleccionar o objecto
Passo 17S- Ir a "Material Editor" na barra do lado direito e escolher a opção "Arch e Design" com o modo "Standard" para abrir tabela
Passo 18S- Seleccionar um godé
Passo 19S- Clicar no botão à frente de "Diffuse" e escolher a opção "bitmap" de forma a associar uma imagem a um material
Passo 20S- Escolher o padrão do tabuleiro para o material
Passo 21S- Desligar as opções "Tile" e "Real World Scale"
Passo 22S- Ainda na tabela, alterar o nome para Tabuleiro e, em "Modifier list" alterar para "Uvw Map"
Passo 23S- Arrastar o godé para cima do objecto
Passo 24S- Clicar no botão que permite movimentar os objectos criados (quatro setas)
Passo 25S- Seleccionar uma das três peças
Passo 26S- Ir a "Material Editor" na barra do lado direito e escolher a opção "Arch e Design" com o modo "Standard" para abrir tabela
Passo 27S- Alterar o nome para Peças Brancas
Passo 28S- Seleccionar um godé e dar a cor amarelo torrado
Passo 29S- Arrastar o godé para cima da peça seleccionada
Passo 30S- Seleccionar a opção "Especular Hightlights" para adicionar brilho, dando o valor 55 a "Specular level", o valor 50 para "glossiness" e o valor 0,1 para "soften"
Passo 31S- Na barra que aparece em baixo das vistas, alterar o valor de Z (altura) para as três peças para o valor 25
Passo 32S- Clicar no botão "Select and Move" e seleccionar o Peão
Passo 33S- Mover o Peão no eixo X e Y (lado e profundidade) clicando no eixo a mover
Passo 34S- Repetir o processo para o Cavalo e para o Bispo, posicionando cada peça na sua respectiva casa
Passo 35S- Ia a "Câmara" na barra do lado direito e escolher a opção "Target"
Passo 36S- Clicar no quadrante que mostra a Vista de Cima ("Top") e posicioná-la onde é pretendido
Passo 37S- Escolher o "Menu List" e seleccionar a opção "target"
Passo 38S- Seleccionar a Câmara
Passo 39S- Ir a "Material Editor" na barra do lado direito e dar o valor 70 para "Lens"
Passo 40S- Ir a "Light" na barra do lado direito e escolher as opções "Target Spot"
Passo 41S- Seleccionar a Luz
Passo 42S- Ir a "Material Editor" na barra do lado direito e escolher a opção "HotSpot"
Passo 43S- Construir uma animação em sistema "Pal" seleccionando o menu "Time Configuration"
Passo 44S- Na opção "Re-scale Time" dar o valor 125 para "end time" e "lengh", e o valor 126 para "frame count"
Passo 45S- Clicar em "Modify" e "Edit Mesh" para escolher a opção "Explode"
Passo 46S- Clicar no botão "Track View" na barra de ferramentas superior, para abrir tabela
Passo 47S- Clicar na opção "YPosition"
Passo 48S- Clicar no botão que indica a opção "Add Key" e adicionar ponto no valor 25
Passo 49S- Alterar o valor até que o movimento esteja adequado à Peça escolhida
Passo 50S- Clicar no botão "Render Setup" na barra de ferramentas superior para abrir janela e fazer render
Passo 51S- Guardar documento


Imagem 1
Guardar o Lisp do Cavalo

Imagem 2
Guardar o Lisp do Bispo


Imagem 3
Novo documento Autocad

Imagem 4
Comando AppLoad do Peão


Imagem 5
Comando AppLoad do Cavalo


Imagem 6
Comando AppLoad do Bispo


Imagem 7
Criação de vários

Imagem 8
Criação de uma Layer para cada peça

Imagem 9
Novo documento 3DSMax, escolha das vistas

Imagem 10
Importação das peças

Imagem 11
Criação do Tabuleiro

Imagem 12
Criação do tabuleiro, opções de godé

Imagem 13
Edição do tabuleiro

Imagem 14
Edição do Tabuleiro

Imagem 15
Edição do Tabuleiro

Imagem 16
Edição do Tabuleiro


Imagem 17
Edição do Tabuleiro

Imagem 18
Edição do Tabuleiro

Imagem 19
Edição do Tabuleiro, Edição das peças

Imagem 20
Edição das peças

Imagem 21
Edição das peças

Imagem 22
Edição das peças

Imagem 23
Edição das peças

Imagem 24
Criação da Câmara

Imagem 25
Edição da Câmara

Imagem 26
Edição da Câmara

Imagem 27
Edição da Câmara

Imagem 28
Criação da Luz

Imagem 29
Edição da Luz

Imagem 30
Edição da Luz

Imagem 31
Edição da Luz

Imagem 32
Edição da Luz

Imagem 33
Edição da Luz

Imagem 34
Tabela Track View

Imagem 35
Edição do Track View

Imagem 36
Edição do Track View

Imagem 37
Edição do Track View






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