Aula de 29-11-2016
Programas utilizados: Autocad (A) 3DSMax (S)
Explicação por passos:
Passo 1A- Abrir novo documento Autocad
Passo 2A- Guardar Lips disponíveis no site do Docente, referentes ao Peão, Cavalo e Bispo
Passo 3A- Comando AppLoad (enter) escolher o lips do Peão (enter)
Passo 4A- Comando Xad (enter) e clicar onde for pretendido (enter)
Passo 5A- Comando Shademode (enter) seleccionar o Peão (enter)
Passo 6A- Repetir o processo para o Cavalo e para o Bispo
Passo 7A- Criar três novas layers, uma para cada peça
Passo 8A- Guardar ficheiro autocad (dwg)~
Passo 9S- Abrir novo documento 3DSMax
Passo 10S- Importar o ficheiro autocad (dwg)
Passo 11S- Editar os "views" e escolher uma única janela
Passo 12S- Colocar para o "Keyboard Entry" o valor 400 em "lenght" e "width" e o valor 5 em "height"
Passo 13S- Ir a "Create" na barra do lado direito e escolher a opção "Box"
Passo 14S- Clicar no botão que permite movimentar os objectos criados (quatro setas)
Passo 16S- Seleccionar o objecto
Passo 17S- Ir a "Material Editor" na barra do lado direito e escolher a opção "Arch e Design" com o modo "Standard" para abrir tabela
Passo 18S- Seleccionar um godé
Passo 19S- Clicar no botão à frente de "Diffuse" e escolher a opção "bitmap" de forma a associar uma imagem a um material
Passo 20S- Escolher o padrão do tabuleiro para o material
Passo 21S- Desligar as opções "Tile" e "Real World Scale"
Passo 22S- Ainda na tabela, alterar o nome para Tabuleiro e, em "Modifier list" alterar para "Uvw Map"
Passo 23S- Arrastar o godé para cima do objecto
Passo 24S- Clicar no botão que permite movimentar os objectos criados (quatro setas)
Passo 25S- Seleccionar uma das três peças
Passo 26S- Ir a "Material Editor" na barra do lado direito e escolher a opção "Arch e Design" com o modo "Standard" para abrir tabela
Passo 27S- Alterar o nome para Peças Brancas
Passo 28S- Seleccionar um godé e dar a cor amarelo torrado
Passo 29S- Arrastar o godé para cima da peça seleccionada
Passo 30S- Seleccionar a opção "Especular Hightlights" para adicionar brilho, dando o valor 55 a "Specular level", o valor 50 para "glossiness" e o valor 0,1 para "soften"
Passo 31S- Na barra que aparece em baixo das vistas, alterar o valor de Z (altura) para as três peças para o valor 25
Passo 32S- Clicar no botão "Select and Move" e seleccionar o Peão
Passo 33S- Mover o Peão no eixo X e Y (lado e profundidade) clicando no eixo a mover
Passo 34S- Repetir o processo para o Cavalo e para o Bispo, posicionando cada peça na sua respectiva casa
Passo 35S- Ia a "Câmara" na barra do lado direito e escolher a opção "Target"
Passo 36S- Clicar no quadrante que mostra a Vista de Cima ("Top") e posicioná-la onde é pretendido
Passo 37S- Escolher o "Menu List" e seleccionar a opção "target"
Passo 38S- Seleccionar a Câmara
Passo 39S- Ir a "Material Editor" na barra do lado direito e dar o valor 70 para "Lens"
Passo 40S- Ir a "Light" na barra do lado direito e escolher as opções "Target Spot"
Passo 41S- Seleccionar a Luz
Passo 42S- Ir a "Material Editor" na barra do lado direito e escolher a opção "HotSpot"
Passo 43S- Construir uma animação em sistema "Pal" seleccionando o menu "Time Configuration"
Passo 44S- Na opção "Re-scale Time" dar o valor 125 para "end time" e "lengh", e o valor 126 para "frame count"
Passo 45S- Clicar em "Modify" e "Edit Mesh" para escolher a opção "Explode"
Passo 46S- Clicar no botão "Track View" na barra de ferramentas superior, para abrir tabela
Passo 47S- Clicar na opção "YPosition"
Passo 48S- Clicar no botão que indica a opção "Add Key" e adicionar ponto no valor 25
Passo 49S- Alterar o valor até que o movimento esteja adequado à Peça escolhida
Passo 50S- Clicar no botão "Render Setup" na barra de ferramentas superior para abrir janela e fazer render
Passo 51S- Guardar documento
Imagem 1 Guardar o Lisp do Cavalo |
Imagem 2 Guardar o Lisp do Bispo |
Imagem 3 Novo documento Autocad |
Imagem 4 Comando AppLoad do Peão |
Imagem 5 Comando AppLoad do Cavalo |
Imagem 6 Comando AppLoad do Bispo |
Imagem 7 Criação de vários |
Imagem 8 Criação de uma Layer para cada peça |
Imagem 9 Novo documento 3DSMax, escolha das vistas |
Imagem 10 Importação das peças |
Imagem 11 Criação do Tabuleiro |
Imagem 12 Criação do tabuleiro, opções de godé |
Imagem 13 Edição do tabuleiro |
Imagem 14 Edição do Tabuleiro |
Imagem 15 Edição do Tabuleiro |
Imagem 16 Edição do Tabuleiro |
Imagem 17 Edição do Tabuleiro |
Imagem 18 Edição do Tabuleiro |
Imagem 19 Edição do Tabuleiro, Edição das peças |
Imagem 20 Edição das peças |
Imagem 21 Edição das peças |
Imagem 22 Edição das peças |
Imagem 23 Edição das peças |
Imagem 24 Criação da Câmara |
Imagem 25 Edição da Câmara |
Imagem 26 Edição da Câmara |
Imagem 27 Edição da Câmara |
Imagem 28 Criação da Luz |
Imagem 29 Edição da Luz |
Imagem 30 Edição da Luz |
Imagem 31 Edição da Luz |
Imagem 32 Edição da Luz |
Imagem 33 Edição da Luz |
Imagem 34 Tabela Track View |
Imagem 35 Edição do Track View |
Imagem 36 Edição do Track View |
Imagem 37 Edição do Track View |
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