Aula de 18-10-2016
Criação: Tetraedro
Programa utilizado: Autocad
Explicação por passos:
Passo 1- Comando 3DFace (enter)
Passo 2- Escrever os pontos para formar um triângulo "0,0" (enter) "1,1" (enter) "@1<120" (enter 2x porque não há um quarto ponto)
Passo 3- Comando Zoom Extande
Passo 4- Botão F12 para desligar dynamic input (aceita valores em casas decimais)
Passo 5- Comando -VPoint (enter) escrever os pontos para x,y,z "1,-1,1" (vista de cima)
Passo 6- Comando -VPoint (enter) escrever os pontos para x,y,z "-1,-1,1" (vista da esquerda)
Passo 7- Comando -VPoint (enter) escrever os pontos para x,y,z "1,-1,-1" (vista de baixo)
Passo 8- Comando Viewports, em "new viewports" seleccionar o "standard viewports" e "four:left", o "setup" é "3D". Aqui seleccionar a janela onde é pretendido trabalhar
Passo 9- Comando Ucs (enter) escrever "3p" para indicar que queremos três pontos (enter)
Passo 10- Seleccionar o ponto médio, o ponto oposto e escrever o terceiro ponto "@0,0,100" (enter)
Passo 11- Comando Circle (enter) seleccionar o centro da origem (o ponto médio) e abrir circunferência até ao ponto oposto
Passo 12- Comando Ucs (enter) para retomar ao Ucs principal
Passo 13- Comando Ucs (enter) escrever "3p" para indicar que queremos três pontos (enter)
Passo 14- Seleccionar o ponto médio, o ponto oposto do outro lado e escrever o terceiro ponto "@0,0,100"
Passo 15- Comando Circle (enter) para desenhar a segunda circunferência das mesma forma que a outra
Passo 16- Comando Shademode (enter) e escolher "x-ray"
Passo 17- Comando Align (enter) e seleccionar a face esquerda
Passo 18- Clicar no primeiro ponto (x2 para ficar no mesmo sítio), no segundo ponto (x2 também), no terceiro e no ponto de intersecção dos círculos (enter)
Passo 19- Comando Erase All (enter) escrever "r" e seleccionar as faces que não são para apagar (enter)
Passo 20- Comando ArrayClasic para abrir a tabela, escolher "polar array" e "select objects" (enter)
Passo 21- Ainda na tabela, em "total number of items" escrever "3", em "angle to fill 360" clicar no quadradinho para seleccionar o vértice (enter) e "ok"
Nota: Comando ViewPoint para abrir tabela, permite-nos controlar a observação do sólido; o comando -ViewPoint também nos dá essa possibilidade mas de forma mais aleatória
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Imagem 1 Triângulo inicial |
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Imagem 2 Triângulo inicial perspectivado |
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Imagem 3 Alteração da Ucs |
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Imagem 4 Comando VPoint |
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Imagem 5 Criação da Viewport |
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Imagem 6 Adaptação da Viewport |
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Imagem 7 Viewport configurada |
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Imagem 8 Repetição do triângulo inicial |
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Imagem 9 Continuação da repetição do triângulo inicial |
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Imagem 10 Planificação do Tetraedro concluída |
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Imagem 11 Início da construção do vértice mais alto |
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Imagem 12 Primeira circunferência puxada |
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Imagem 13 Inicio da criação da segunda circunferência |
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Imagem 14 Utilização do comando Shademode |
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Imagem 15 Primeira face levantada até ao vértice que define a altura |
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Imagem 16 Eliminação de todos os elementos de construção |
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Imagem 17 Comando ArrayClassic para definição da última face |
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Imagem 18 Tetraedro finalizado |
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