terça-feira, 18 de outubro de 2016

Criação de um Tetraedro

Aula de 18-10-2016

Criação: Tetraedro
Programa utilizado: Autocad 

Explicação por passos:
Passo 1- Comando 3DFace (enter)
Passo 2- Escrever os pontos para formar um triângulo "0,0" (enter) "1,1" (enter) "@1<120" (enter 2x porque não há um quarto ponto)
Passo 3- Comando Zoom Extande
Passo 4- Botão F12 para desligar dynamic input (aceita valores em casas decimais)
Passo 5- Comando -VPoint (enter) escrever os pontos para x,y,z "1,-1,1" (vista de cima)
Passo 6- Comando -VPoint (enter) escrever os pontos para x,y,z "-1,-1,1" (vista da esquerda)
Passo 7- Comando -VPoint (enter) escrever os pontos para x,y,z "1,-1,-1" (vista de baixo)
Passo 8- Comando Viewports, em "new viewports" seleccionar o "standard viewports" e "four:left", o "setup" é "3D". Aqui seleccionar a janela onde é pretendido trabalhar
Passo 9- Comando Ucs (enter) escrever "3p" para indicar que queremos três pontos (enter)
Passo 10- Seleccionar o ponto médio, o ponto oposto e escrever o terceiro ponto "@0,0,100" (enter)
Passo 11- Comando Circle (enter) seleccionar o centro da origem (o ponto médio) e abrir circunferência até ao ponto oposto
Passo 12- Comando Ucs (enter) para retomar ao Ucs principal
Passo 13- Comando Ucs (enter) escrever "3p" para indicar que queremos três pontos (enter)
Passo 14- Seleccionar o ponto médio, o ponto oposto do outro lado e escrever o terceiro ponto "@0,0,100"
Passo 15- Comando Circle (enter) para desenhar a segunda circunferência das mesma forma que a outra
Passo 16- Comando Shademode (enter) e escolher "x-ray"
Passo 17- Comando Align (enter) e seleccionar a face esquerda
Passo 18- Clicar no primeiro ponto (x2 para ficar no mesmo sítio), no segundo ponto (x2 também), no terceiro e no ponto de intersecção dos círculos (enter)
Passo 19- Comando Erase All (enter) escrever "r" e seleccionar as faces que não são para apagar (enter)
Passo 20- Comando ArrayClasic para abrir a tabela, escolher "polar array" e "select objects" (enter)
Passo 21- Ainda na tabela, em "total number of items" escrever "3", em "angle to fill 360" clicar no quadradinho para seleccionar o vértice (enter) e "ok"

Nota: Comando ViewPoint para abrir tabela, permite-nos controlar a observação do sólido; o comando -ViewPoint também nos dá essa possibilidade mas de forma mais aleatória


Imagem 1
Triângulo inicial
Imagem 2
Triângulo inicial perspectivado

Imagem 3
Alteração da Ucs

Imagem 4
Comando VPoint

Imagem 5
Criação da Viewport

Imagem 6
Adaptação da Viewport

Imagem 7
Viewport configurada

Imagem 8
Repetição do triângulo inicial

Imagem 9
Continuação da repetição do triângulo inicial 

Imagem 10
Planificação do Tetraedro concluída
Imagem 11
Início da construção do vértice mais alto

Imagem 12
Primeira circunferência puxada

Imagem 13
Inicio da criação da segunda circunferência

Imagem 14
Utilização do comando Shademode

Imagem 15
Primeira face levantada até ao vértice que define a altura

Imagem 16
Eliminação de todos os elementos de construção

Imagem 17
Comando ArrayClassic para definição da última face

Imagem 18
Tetraedro finalizado

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