terça-feira, 25 de outubro de 2016

Criação de um Icosaedro

Aula de 25-10-2016

Criação: Icosaedro
Programa utilizado: Autocad

Explicação por passos:
Passo 1- Comando Polygon (enter) e escrever "5" (enter) e "e" (enter)
Passo 2- Escrever "0,0" (enter) "1,0" (enter)
Passo 3- Comando Zoom Extande
Passo 4- Comando -VPoint (enter) e escrever "1,-1,1"
Passo 5- Comando Polygon (enter), escrever "3" (enter) e escrever "e" (enter)
Passo 6- Seleccionar os dois vértices e fazer o triângulo
Passo 7- Repetir para fazer o segundo triângulo
Passo 8- Comando Ucs (enter) e escrever "3p"
Passo 9- Seleccionar o ponto do centro, seleccionar o ponto final e escrver o terceiro "@0,0,100"
Passo 10- Comando Circle (enter) e escolher os dois pontos (enter)
Passo 11- Comando Ucs (enter x2) para repor o Ucs principal
Passo 12- Comando Ucs (enter) e escrever "3p"
Passo 13- Seleccionar os dois pontos e escrever "@0,0,100" para o terceiro
Passo 14- Comando Circle (enter) e seleccionar os dois pontos (enter)
Passo 15- Comando Ucs (enter x2) para repor o Ucs principal
Passo 16- Comando Region (enter) e seleccionar a face pretendida
Passo 17- Comando Shademode e escolher "x-ray"
Passo 18- Comando Align (enter) e seleccionar a face (enter)
Passo 19- Seleccionar duas vezes os dois pontos da base, seleccionar o terceiro ponto na base e o terceiro ponto na intersecção dos círculos
Passo 20- Comando Erase (enter) escrever "all" (enter) e "r" (enter) para seleccionar o que não é para se apagar
Passo 21- Comando ArrayClassic (enter) para abrir tabela
Passo 22- Seleccionar "Polar array" e clicar no botão para seleccionar a face pretendida (enter)
Passo 23- Clicar no botão para seleccionar o vértice (enter x2)
Passo 24- Comando 3DOrbit (enter) para movimentar
Passo 25- Comando Erase (enter) seleccionar a face (enter)
Passo 26- Comando Ucs (enter) escrever "3p" e escolher os vértices
Passo 27- Comando ArrayClassic (enter) e escolher "Polar ray" e seleccionar face
Passo 28- Clicar no botão para seleccionar vértice (enter x2)
Passo 29- Repetir os passos 26, 27 e 28 até fechar o o Icosaedro

Imagem 1
Pentágono inicial

Imagem 2
Pentágono inicial em perspectiva

Imagem 3
Criação do primeiro triângulo

Imagem 4
Criação do segundo triângulo

Imagem 5
Alteração do Ucs

Imagem 6
Criação do primeiro círculo

Imagem 7
Alteração do Ucs

Imagem 8
Criação do segundo círculo

Imagem 9
Em Shademode

Imagem 10
Levantar da primeira face

Imagem 11
Apagar o que não é necessário

Imagem 12
Tabela de ArrayClassic

Imagem 13
Todas as faces elevadas

Imagem 14
Apagar uma face

Imagem 15
Acrescento de faces

Imagem 16
Tabela Array

Imagem 17
Acrescento de Faces

Imagem 18
Shademode desligado com acrescento de Faces

Imagem 19
Shademode ligado

Imagem 20
Acrescento de Faces

Imagem 21
Shademode desligado, acrescento de Faces

Imagem 22
Acrescento de Faces

Imagem 23
Icosaedro terminado

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